segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

FELIZ ANO NOVO

Que tenhamos um ano novo repleto de alegrias, realizações e que nunca percamos a fé e a vontade de lutar pelos nossos sonhos e objetivos.

SARDINHA NA PANELA DE PRESSÃO

INGREDIENTES

+- 1kg de sardinha limpa,
01 alho em cubos,
01 cebola branca em rodelas,
1/2 cebola roxa em rodelas,
+- 1/4 de vinagre branco ( varia de acordo com o paladar),
Água até cobrir as sardinhas,
Temperos naturais e sal á gosto.

MODO DE PREPARO

Numa panela de pressão coloque um fio de azeite e o alho em cubos deixe dourar levemente. Coloque a metade das cebolas roxa e branca, as sardinhas, o restantes das cebolas, o vinagre, o sal, os temperos desidratados e a água. Feche a panela de pressão deixe começar a chiar, diminua o fogo e deixe por 40 minutos. Após esse tempo deixe a pressão sair, teste se estar bem cozida, se precisar deixe mas 10 minutos.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

FELIZ NATAL

BOA TARDE!!

QUERO AGRADECER À TODOS QUE RESERVAM UM POUCO DO SEU TEMPO PARA ME ACOMPANHAR E SEUS FAMILIARES UM NATAL COM MUITA PAZ, SAÚDE E PROSPERIDADE!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

CARNE MOIDA COM INHAME E ABOBRINHA

* A CARNE MOÍDA FOI REFOGADA COM ALHO, CEBOLA E SAL À GOSTO E ACRESCENTADO EM SEGUIDA O INHAME SEM CASCA E EM CUBOS. MEXA ATÉ FICAR MACIO. SE PRECISAR COLOQUE ÁGUA AOS POUCOS.

* A ABOBRINHA FOI REFOGADA COM ALHO, CEBOLA, SAL À GOSTO. MEXA ATÉ FICAR MACIA, SE PRECISO COLOQUE ÁGUA AOS POUCOS. QUANDO FICAR PRONTO COLOQUE UMA COLHER DE SOPA DE VINAGRE BRANCO. 

domingo, 16 de dezembro de 2018

A IMPORTÂNCIA DE NOS MANTERMOS HIDRATADOS

A água é um componente essencial de todos os tecidos corpóreos e está presente nas reações químicas, respiração, circulação, funcionamento dos rins, digestão, sistemas de defesa, pele, entre outros. Também existem nutrientes  que necessitam de água para que possam ser carregados e distribuídos pelo corpo.

Ao longo do dia perdemos líquidos corporais através da transpiração, suor, saliva, urina e fezes. Em pessoas que permanecem expostas a altas temperaturas ou praticam atividade física, a perda é ainda maior.

A quantidade de água no organismo humano varia de acordo com a idade, sexo e quantidade de tecido adiposo que a pessoa possui. O fornecimento  pode ocorrer através da ingestão de líquidos, consumo de alimentos que possuem grandes quantidades de água (vegetais e frutas) e através do metabolismo corporal.

Recomenda-se, em média, a ingestão de 2 a 3 litros de água por dia. Em situações especiais, como calor excessivo e exercício físico intenso, esse consumo deve ser maior. Apenas pessoas com alguns problemas de saúde específicos como insuficiência cardíaca, hepática ou renal, podem ter restrições hídricas e devem seguir as recomendações dadas por médicos e nutricionistas.

Uma dica importante para controlar e estimar o consumo diário de água é a utilização de garrafinhas de água durante o dia. Não espere ter sede para hidratar-se!

Fonte do texto:

http://www.santacasasp.org.br/portal/site/pub/12181/a-importancia-da-agua-para-o-organismo-humano

sábado, 15 de dezembro de 2018

MUDANÇAS ALIMENTARES PARA BAIXAR O TRIGLICÉRIDES

Com pequenas mudanças no dia a dia, é possível adequar os níveis do seu triglicérides e ter mais saúde.
Receber o diagnóstico de colesterol alto vira alvo de grande preocupação para muitas pessoas. O mesmo nem sempre acontece com aquelas que descobrem ter alto nível de triglicérides - ou triglicerídeos - no sangue. Menos agressivos, os triglicérides costumam ser ignorados por muitos, mas eles também são perigosos se não controlados: aumentam os riscos de doenças coronarianas e até de desenvolver diabetes.

Os triglicerídeos são um tipo de gordura proveniente da ingestão de carboidratos e da própria gordura. Assim, ele está presente em cerca de 90% da nossa alimentação, enquanto o colesterol pode ser encontrado em apenas 10% dos alimentos ingeridos. Ainda assim, as melhores formas de baixar o nível de triglicérides não se restringem apenas à alimentação. Confira sete dicas que ajudam a controlar a taxa dessa gordura.

CARBOIDRATOS

Os triglicerídeos são originados de duas maneiras: pela ingestão de alimentos ricos em gordura ou pela sintetização de carboidratos no fígado. Dessa forma, uma das primeiras recomendações médicas para baixar o nível de triglicérides é criando uma dieta balanceada e, claro, com baixo teor de carboidratos, aponta o endocrinologista Amélio. Isso inclui massas, frutas e tubérculos, como a batata.

VERDURAS E LEGUMES

Não podem faltar no cardápio. "Alguns deles até apresentam uma porcentagem considerável de carboidratos, mas, ainda assim, serão sempre mais bem-vindos do que alimentos processados, como pães e massas", explica o endocrinologista Amélio.

ÁLCOOL

"Bebidas alcoólicas são altamente calóricas, estimulando a produção de triglicerídeos e por isso, devem ser evitadas", aconselha o profissional. Uma latinha de cerveja, por exemplo, tem 147 calorias; uma taça de vinho tinto seco, 107 e uma única dose de uísque, 240 calorias.

AÇÚCAR

Outro alimento que deverá ser controlado são os doces, já que o açúcar é um tipo de carboidrato. No organismo, ele é quebrado e transformado em partículas menores que serão absorvidas. O problema é que essa absorção estimula a produção de triglicerídeos pelo fígado. Além disso, há um depósito dessa gordura no pâncreas que atrapalha o funcionamento das células de insulina, fazendo com que a taxa de glicose no sangue aumente.

TABAGISMO

O tabagismo aumenta os riscos de doenças cardiovasculares e diabetes, sendo um hábito prejudicial que potencializa os prejuízos causados pela alta taxa de triglicerídeos no sangue. Assim como o açúcar, ele causa resistência de insulina devido ao acúmulo de gordura no abdômen.

EXERCÍCIO SÃO PARTE DA ROTINA CONTRA O TRIGLICÉRIDES ALTO

"Excesso de peso é a principal causa de aumento de triglicerídeos no sangue", explica Amélio Godoy. Por isso, aliar uma dieta equilibrada à prática de exercícios físicos é a melhor maneira de combater o alto nível de triglicérides, uma vez que ele aumenta a queima de gordura corporal.

Fonte do texto:

https://minhavida.com.br/alimentacao/listas/13750-7-mudancas-alimentares-para-baixar-o-triglicerides?utm_source=social&utm_medium=facebook&utm_campaign=minhavida&utm_content=redacao

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

ABOBRINHA E CENOURA RALADA

INGREDIENTES

02 ABOBRINHAS EM RODELAS,
01 CENOURA RODELA.
02 DENTES DE ALHO RALADO,
01 RODELA DE CEBOLA ROXA CORTADA EM CUBOS.
SAL À GOSTO.

MODO DE PREPARO

NUMA PANELA COLOQUE UM FIO DE ÓLEO OU AZEITE. ACRESCENTE O ALHO E A CEBOLA DEIXE FICAR LEVEMENTE DOURADA, EM SEGUIDA A ABOBRINHA E A CENOURA, O SAL À GOSTO. MEXA ATÉ FICAR COZIDOS, MAS A'LDENTE AINDA. CASO PRECISE COLOQUE ÁGUA AOS POUCOS.

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

BENEFÍCIOS DO CHUCHU PARA A SAÚDE

Originário da América Central, mas cultivado no mundo inteiro por sua resistência à diversas condições climáticas, o chuchu é rico em água, pouco calórico e muito nutritivo.

O chuchu também pode ser considerado uma fonte de energia para o corpo graças às suas altas concentrações de vitamina C, que reduz a fadiga e confere energia e disposição para atividades físicas.

O chuchu é uma importante fonte de ácido fólico, proteína do complexo B que evita o acúmulo de uma aminoácido chamado homocisteína, associado ao aumento do risco de acidente vascular cerebral e outras doenças do coração.

Além disso, possui potássio que reduz a pressão arterial, magnésio que eleva os níveis de colesterol bom e fibras solúveis que ajudam na redução do colesterol ruim.

O consumo de chuchu mantem os batimentos cardíacos normais e evita a coagulação sanguínea.

O controle do diabetes está entre os benefícios do chuchu para a saúde.
Este alimento possui índice glicêmico muito baixo, é pouco calórico e é rico em fibras alimentares, condições que evitam picos de açúcar no sangue.

O chuchu é rico em fibra solúvel, que retarda o processo de digestão, inibindo a absorção de açúcar, reduzindo o nível de glicose no sangue e ajudando a controlar o diabetes.

Além de ter muita água em sua composição, o que já beneficia o sistema digestório, o chuchu é rico em fibras, uma unidade do vegetal tem cerca de 4 gramas de fibras, que corresponde a mais 10% da necessidade diária do corpo.
Essas fibras promovem movimentos intestinais regulares que evitam problemas como constipação e síndrome do intestino irritável, além de facilitar a limpeza de todo sistema digestório.

O chuchu tem um teor calórico muito baixo e é livre de colesterol e gorduras saturadas. Essa composição ajuda na manutenção do peso e é um dos principais benefícios do chuchu para o corpo.

Além disso, é fonte de fibra dietética que proporciona sensação de saciedade, reduzindo a fome e a frequência de excessos ou “lanchinhos”, auxiliando na perda de peso.

As fibras, somadas à porção de água existente no chuchu também tem o poder de limpar o organismo, eliminando radicais livres e toxinas que causam inchaços abdominais.

O chuchu também é benéfico para pessoas que sofrem dificuldades no controle de peso devido a desequilíbrios na tireoide. Seus nutrientes ajudam a manter os níveis de iodo, cobre e zinco, controlando a produção e absorção de hormônios.

Evita a anemia pois é fonte de ferro e vitamina B12 e estimula a produção de hemácias, elevando os níveis de hemoglobina no sangue.

Possui também folato, substância com um importante papel no desenvolvimento das células sanguínea.

Possui nutrientes que ajudam na promoção de uma pele saudável. Entre eles estão a vitamina C, E e zinco.

Os benefícios do chuchu podem ser aproveitados pelo seu consumo cozido, em refogados ou saladas. Podem também ser usado em suco ou chá.

FONTE DO TEXTO:

https://tudoela.com/beneficios-do-chuchu/

DIABETES TIPO II, FATORES DE RISCO E DICAS DE PREVENÇÃO

sábado, 8 de dezembro de 2018

EXERCÍCIO DE HOJE À NOITE ABDOMINAL

Tempo chuvoso 😱!! O que não podemos é ficar parados. Vamos de abdominal em casa mesmo!💪

FOCO NA SAÚDE

Bom dia à todos!!!
Você que saiu da dieta ou da sua reeducação alimentar. Tem duas opções deixar bater o desespero e fazer uma dieta radical o que eu pessoalmente não acho bom para saúde. Ou, voltar ao foco com sua alimentação saudável e não deixar que essa “fugidinha” vire rotina. Eu escolho ser saudável, continuar com meus exercícios e não sair da rotina com frequência, para não afetar minha saúde.
Desistir jamais, minha saúde meu maior patrimônio.
Faça consultas médicas e exames periódicos!!! CUIDE-SE!!!