sexta-feira, 30 de novembro de 2018
BOLINHO DE BATATA DOCE, CENOURA E FRANGO
INGREDIENTES
02 BATATAS DOCE SEM CASCA EM PEDAÇOS,
01 CENOURA SEM CASCA EM PEDAÇOS,
01 XÍCARA DE PEITO DE FRANGO EM CUBOS REFOGADO COM ALHO,CEBOLA, ORÉGANO E SAL À GOSTO,
½ XÍCARA DE FARINHA DE AVEIA,
½ XÍCARA DE FARINHA INTEGRAL.
MODO DE PREPARO
NUMA PANELA COM ÁGUA E UMA PITADA DE SAL COLOQUE A BATATA DOCE E A CENOURA, DEIXE COZINHAR ATÉ FICAR BEM MACIO, ESCORRA A ÁGUA E RESERVE.
NUM POTE COLOQUE A BATATA DOCE E A CENOURA COZIDA AMASSE BEM COM UM SOQUETE, ACRESCENTE O FRANGO, A FARINHA DE AVEIA E INTEGRAL, MISTURE BEM PODE SER COM AS MÃOS OU UMA COLHER. PODERÁ SER MOLDADO DO TAMANHO E FORMATO DESEJADO.
PRÉ AQUEÇA O FORNO À 180° POR 10 MINUTOS. UNTE UMA FORMA COM ÓLEO OU AZEITE, SALPIQUE UM POUCO DE FARINHA DE TRIGO INTEGRAL RETIRE O EXCESSO DE FARINHA. COLOQUE OS BOLINHOS E LEVE PARA ASSAR EM FORNO À 180° POR 35 MINUTOS OU ATÉ FICAR LEVEMENTE DOURADOS.
quarta-feira, 28 de novembro de 2018
terça-feira, 27 de novembro de 2018
domingo, 25 de novembro de 2018
sábado, 24 de novembro de 2018
DICAS PARA REALIZAR EXERCÍCIOS FÍSICOS AO AR LIVRE
SE VOCÊ GOSTA DE REALIZAR EXERCÍCIOS FÍSICOS AO AR LIVRE ALGUMAS DICAS SÃO IMPORTANTES.
você vai viajar, fazer um passeio ou exercícios físicos sob o sol, o uso de filtro solar se torna indispensável. Ele evita danos à pele como manchas, pano branco, queimaduras e brotoejas, além de doenças como o câncer.
Para garantir uma pele saudável por muito tempo, é preciso saber o que fazer para proteger, sobretudo na praia, na piscina ou durante as atividades ao ar livre.
Usar filtro com fator de aplicação solar (FPS) de, no mínimo 30, lembrando de reaplicar o produto a cada duas horas ou em caso de transpiração excessiva ou de mergulhos prolongados e não se expor ao sol entre 10h e 16h, são medidas obrigatórias e a primeira aplicação do produto deve ser feita com, no mínimo, 15 minutos antes da exposição. De preferência sem roupa ou com a menor quantidade possível de vestimenta.
Confira, a seguir, o que é mais indicado para cada perfil.
Creme
Peles envelhecidas ou secas pedem protetor em creme por seu grande poder de hidratação, já que as fórmulas costumam ter uma textura mais forte e muitas ainda são enriquecidas com vitaminas. Já as pessoas de pele oleosa devem evitar esse tipo de formulação, especialmente no rosto. O mesmo serve para pessoas com pele acneica.
Spray
Os protetores em spray costumam ser os preferidos dos homens, que não gostam de perder tempo passando o filtro solar em creme. A vantagem é que eles espalham bem na pele e não deixam aquele aspecto engordurado. Ideal para pessoas de pele oleosa e também para a pele do rosto. Além disso, os filtros em spray possuem um bom filme protetor. Contudo, essa camada não dura muito e requer maior reaplicação. A cada duas horas ou sempre que houver contato com a água.
Gel
O gel não tem uma ampla faixa de proteção contra os raios devido à própria característica da textura. Por isso, é mais indicado para pessoas com pele morena, que possuem maior proteção natural. Além disso, os produtos em gel tendem a ser menos gordurosos do que as formulações em creme. Ideal também para pessoas de pele oleosa ou mista – cuja oleosidade se mantém apenas na zona T (testa e nariz). O tempo de fixação na pele, por sua vez, dependerá do uso correto e do tipo de exposição, pois ao banhar-se na água, seja da praia ou piscina, exigirá reaplicação do produto.
Em caso de dúvida procure um dermatologista que saberá prescrever o melhor protetor solar para o seu tipo de pele.
Fonte do texto:
https://www.clubedascomadres.com.br/beleza/corpo/pele-protecao-saudavel-verao/
sexta-feira, 23 de novembro de 2018
segunda-feira, 19 de novembro de 2018
EXERCÍCIO DE HOJE - ABDOMINAL
BOA NOITE À TODOS.
TEMPO CHUVOSO POR AQUI, JÁ QUE NÃO PUDE FAZER MINHA CAMINHADA. VAMOS DE ABDOMINAL MESMO NA SALA DE CASA! O IMPORTANTE É NÃO FICAR PARADO! LEMBRANDO É O QUE FUNCIONA PARA MIM. PROCURE SEMPRE A ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL CAPACITADO.
REALIZADO 30 MINUTOS DE ABDOMINAL: 01 MINUTO REALIZANDO E 01 MINUTO DE DESCANSO. INTERCALANDO ENTRE O ABDOMINAL SIMPLES, CURTO E INFERIOR.
domingo, 18 de novembro de 2018
PITAYA COMO CONSUMIR E SEUS BENEFÍCIOS
A Pitaya é uma fruta originária dos países da América Central e está presente a cada vez mais nas dietas, que tem poucas calorias e, mesmo assim, é um alimento rico em açúcar.
De sabor doce, serve como matéria prima para receitas como tortas, iogurtes, sorvetes, geleias e até mesmo como acompanhamento da salada.
No Brasil, as variedades mais consumidas são uma casca rosa com polpa avermelhada e casca de rosa com polpa branca. Esta última é a mais fácil de encontrar.
Informações nutricionais
Nas reduzidas calorias da pitaya, encontra-se uma rica diversidade de nutrientes e minerais essenciais para o nosso organismo e benéficas ao corpo.
Ela possui uma quantidade surpreendente de vitamina C em sua composição, o que ajuda o nosso sistema imunológico. Estão presentes também algumas vitaminas do complexo B, que colaboram para um melhor fluxo sanguíneo e mantém baixos os níveis de colesterol no sangue.
100 gramas de Pitaya rosa (½ da fruta) contém:
Calorias (kcal) 52
Carboidratos (g) 11
Proteína (g) 1,1
Gorduras totais (g) 0,4
Fibras (g) 3
Colesterol 0
Vitamina C (mg) 20,5
Cálcio (mg) 8,5
Ferro (mg) 1,9
Fósforo (mg) 22,5
Confira os principais benefícios da pitaya:
- Ajuda a eliminar os radicais livres: a Pitaya é abundante em antioxidantes, que ajudam a neutralizar a formação de radicais livres, componentes prejudiciais à nossa saúde. Os antioxidantes são também boas armas para dar mais força ao sistema imunológico. Juntamente com os antioxidantes advindos da vitamina C, outras fontes naturais destas substâncias são responsáveis por benefícios da pitaya de evitar o aparecimento de doenças. Especialistas consideram a vitamina C como um dos mais potentes antioxidantes disponíveis para consumo.
- Auxilia no emagrecimento: talvez este seja o principal motivo que fez a popularidade da fruta explodir recentemente. Isso ocorre porque o seu valor calórico é mínimo e tem potente ação termogênica, propriedade que atua diretamente na queima de gorduras corporais. Existem duas substâncias importantes na polpa da Pitaya: a tiramina, que atua na inibição do apetite, e o glucagon, que provoca sensação de saciedade e inibe o desejo por doces. Para além da perda de peso, as propriedades da Pitaya também são benéficas para pessoas que buscam uma reeducação alimentar, a fim de reduzir o consumo compulsivo de comida. Por isso, conciliar consumo de Pitaya com exercícios regulares é uma ótima ideia para quem busca perder alguns quilinhos.
Ajuda na prevenção da diabetes: seu rico conteúdo em vitamina C, garante propriedades antioxidantes que reduzem os danos causados pelos radicais livres, prevenindo contra Diabetes. Além disso, através do alto teor de fibras, os níveis de açúcar no sangue podem ser equilibrados, diminuindo os picos de glicose.
- Previne doenças do sistema cardiovascular: por causa de sua concentração de gorduras monoinsaturadas, a Pitaya possui propriedades capazes de diminuir os níveis do colesterol LDL (considerado ruim), ao mesmo tempo em que eleva os níveis do colesterol HDL (considerado bom), reforçando ainda mais seu efeito benéfico na manutenção da saúde cardiovascular.
- Fortalece o sistema imunológico: em 100 gramas da fruta é possível adquirir quase 35% da vitamina C diária que nosso organismo necessita, uma das substâncias mais ativas no fortalecimento da defesa natural do organismo. A vitamina C ajuda também a estimular a atividade de outros antioxidantes, colaborando com a eliminação de radicais livres. Consumindo Pitaya regularmente, você se mantém protegido contra o ataque de microorganismos nocivos ao corpo, e garante saúde e disposição prolongadas.
- Diminui o colesterol ruim: por decorrência de sua concentração de gorduras monoinsaturadas, a Pitaya possui propriedades capazes de diminuir os níveis do colesterol LDL (considerado ruim), ao mesmo tempo em que eleva os níveis do colesterol HDL (considerado bom), reforçando ainda mais seu efeito benéfico na manutenção da saúde cardiovascular.
- Ajuda no funcionamento do Intestino: além de ser bem fibrosa, as sementes tem ação laxante e auxiliam no ajuste da saúde digestiva
Como consumir
Deve-se consumir apenas a polpa da pitaya, seja para comer em pedaços ou usá-la como matéria-prima em receitas..
O suco é uma das excelentes opções para dias de bastante calor, já que a maior parte de sua composição é feita de água. O suco da pitaya pode ser combinado com outros alimentos, como hortelã, gengibre, abacaxi, água de coco, conforme sua preferência.
É possível também fazer um smoothie de pitaya, usá-la em tortas, iogurtes, sorvetes e geleias. Há também algumas empresas que comercializam um tipo de vinho feito da pitaya, bastante saboroso
Como armazenar a Pitaya
Quando ainda fechada, mantenha a pitaya em local fresco e seco. Após aberta, o ideal é que seja consumida logo, para evitar a perda de nutrientes.
Porém, a pitaya pode ser armazenada em ambiente refrigerado. Na geladeira, a fruta dura de dois a três dias. Deve ser guardada em potes fechados ou sacos vedados. Outra possibilidade é congelar a polpa por até três meses.
Fonte do texto:
https://www-minhavida-com-br.cdn.ampproject.org/v/s/www.minhavida.com.br/amp/alimentacao/tudo-sobre/32337-pitaya?amp_js_v=a2&_gsa=1&usqp=mq331AQECAFYAQ%3D%3D#referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&_tf=Fonte%3A%20%251%24s&share=https%3A%2F%2Fwww.minhavida.com.br%2Falimentacao%2Ftudo-sobre%2F32337-pitaya-como-consumir-e-beneficios-da-fruta-do-momento
sábado, 17 de novembro de 2018
sexta-feira, 16 de novembro de 2018
O QUE É O TEMPERO LEMON PEPPER E UM VÍDEO DO MODO DE PREPARO
FONTE DO VÍDEO:
YOUTUBE DRICA NA COZINHA
EPISÓDIO #332
Função básica do tempero lemon pepper é dar dá um toque cítrico delicioso em aves, molhos para saladas e peixes. A receita caseira mais básica é composta de limão, pimenta e sal a gosto (sempre com parcimônia).
Uma outra visão do uso do tempero lemon pepper, muda um pouco devido a sua
quinta-feira, 15 de novembro de 2018
segunda-feira, 12 de novembro de 2018
COMO CONGELAR LEGUMES E VERDURAS PARA NÃO PERDER OS NUTRIENTES
O congelamento de verduras e legumes é uma boa alternativa para guardar esses alimentos por mais tempo e manter seus nutrientes. Quando congelados corretamente, os legumes duram em média de 6 meses, e os temperos como alho e cebola, 1 mês.
Congelar os legumes é útil para aproveitar as sobras ou os vegetais da época, além de facilitar o preparo de saladas e de refeições rápidas. Alguns exemplos de legumes que podem ser congelados são cenoura, brócolis, beterraba e pimentão.
O tipo de congelamento é específico para cada legume, pois alguns precisam ser congelados crus, enquanto outros precisam ser cozidos ou escaldados. Da mesma forma, após o descongelamento alguns vegetais só podem utilizados cozidos ou refogados.
A seguir, está uma lista de passos para congelar corretamente os legumes.
Como preparar os legumes para congelar?
Comprar legumes de boa qualidade e frescos;
Retirar as cascas não comestíveis e lavar bem os legumes;
Cortar os legumes na maneira que preferir para utilizá-los depois, por exemplo em cubos ou em rodelas.
O que fazer para poder congelar por mais tempo?
Após o preparo dos legumes, é necessário escaldar e depois dar um choque térmico para que eles não estraguem e para que a cor e os nutrientes se mantenham durante o tempo de congelamento. Esse procedimento também chamado de branqueamento, e para fazê-lo deve-se:
Colocar os legumes por cerca de 30 segundos a 2 minutos em água fervendo;
Retirar os legumes da água e colocá-los em uma bacia com água e gelo;
Secar os legumes em um pano limpo.
Congelar os legumes ainda com excesso de água irá deixá-los com uma textura mais mole após o descongelamento.
Armazenar no saco com nome e data do armazenamento.
Os legumes podem ser embalados em sacos de congelamento ou em recipiente de plástico ou vidro com tampa. Nessa etapa, é preciso tomar os seguintes cuidados:
Embalar apenas a quantidade que será utilizada depois, pois os legumes grudam um no outro durante o congelamento;
Retirar todo o ar do saco de congelamento e fechar bem;
Se congelar em depósitos, deve tampá-los bem para que o cheiro dos legumes não passe para outros alimentos do congelador.
Os vegetais congelados acumulam água e não ficam mais crocantes como quando estão frescos, por isso o ideal é que sua utilização seja em preparações cozidas ou assadas.
Como congelar temperos e ervas
O processo de congelar as verduras utilizadas como temperos, como cebola, alho, manjericão e alecrim, inclui lavar, cortar e secar bem antes de embalar para o congelamento, não precisando da etapa de choque térmico. É importante destacar que o processo de secagem dos temperos deve ser muito bem feito, pois congelar as ervas ainda úmidas fará com que elas não fiquem com uma boa aparência após o congelamento.
Outra forma de congelar as ervas é colocá-las em formas de gelo e completar com água ou azeite, retirando os cubinhos de acordo com a necessidade de uso. Veja também Como congelar polpa de fruta.
Como descongelar legumes, temperos e ervas?
Os legumes devem ser descongelados antes de serem utilizados, e a melhor forma para fazer o descongelamento é colocá-los na geladeira um dia antes do uso. Se quiser fazer um descongelamento mais rápido, coloque o saquinho de legumes em água fria.
Os temperos em forma de folhas, como manjericão e salsa, podem ser adicionados triturados ainda congelados, apertando o saquinho onde foram guardados. Eles também podem ser adicionados diretamente em preparações com água, como sopa e feijão, mas a cebola e o alho, por exemplo, precisam ser descongelados antes do uso.
Fonte do texto e da imagem
https://www.tuasaude.com/como-congelar-legumes-e-verduras/
ESPINHEIRA SANTA
A Espinheira-santa, também conhecida por Maytenus ilicifolia, é uma planta que nasce geralmente em países e regiões de clima ameno, como o sul do Brasil.
A parte da planta utilizada são as folhas, que são ricas em taninos, polifenóis e triterpenos, com várias propriedades terapêuticas.
A Espinheira-santa é muito usada em casos de gastrite, dores de estômago, úlcera gástrica e azia, pois os componentes presentes nesta planta têm uma forte ação antioxidante e protetora celular e, além disso, reduzem a acidez gástrica, protegendo assim a mucosa do estômago. Combate também a H. Pylori e aos refluxos gástricos.
A Espinheira-santa tem propriedades diuréticas, laxativas, depurativas do sangue, anti-infecciosas, e pode ser usada em casos de acne, eczema e cicatrizes.
A Espinheira-santa pode ser usada em forma de chá.
Ingredientes
1 colher (de chá) de folhas secas de espinheira-santa
1 xícara de água fervente
Modo de preparo
Adicionar as folhas de espinheira santa à água fervente, tampar e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Coar e tomar morno. É aconselhado tomar este chá 3 vezes por dia, em jejum, ou cerca de meia hora antes das refeições.
Este chá é muito eficaz para a gastrite, porque diminui a acidez no estômago. Veja outros remédios caseiros para gastrite.
Não deve ser usada em pessoas com histórico de alergia a esta planta. Também não deve ser usada durante a gravidez, devido ao seu efeito abortivo, e mulheres que estão amamentando, porque pode provocar redução da quantidade de leite materno. Também é contraindicada em crianças abaixo dos 12 anos.
Fonte do texto e da foto utilizada
https://www.tuasaude.com/espinheira-santa/
domingo, 11 de novembro de 2018
sábado, 10 de novembro de 2018
ORIGEM DO MARACUJÁ
ORIGEM DO MARACUJÁ
Nome Científico: (Passiflora edulis f. flavicarpa).
Origem: AMÉRICA TROPICAL
O maracujá, fruto do maracujazeiro, é uma planta trepadeira da família das Passifloráceas, originária da América Tropical e muito conhecida em todo o Brasil, tanto pela fruta como pela flor, também chamada de flor-da-paixão. Suas folhas e suas raízes, como a de quase todas as plantas da família, contêm uma substância semelhante à morfina, a passiflorina, empregada como calmante. A casca da fruta é grossa e pode ser amarela ou vermelha. A polpa, parte comestível do maracujá, é formada por sementes pretas cobertas de uma substância amarela e translúcida, ligeiramente ácida e de aroma acentuado, sendo consumida ao natural ou em sucos, sorvetes e doces. O suco do maracujá pode ser consumido como refresco ou ser empregado no preparo de pudins, sorvetes, geléias, compotas, licores, e, claro, na famosa e tradicional batida de maracujá.
Fonte do texto
https://as19frutas.wordpress.com/2009/09/21/origem-do-maracuja/
sexta-feira, 9 de novembro de 2018
quinta-feira, 8 de novembro de 2018
CARNE MOÍDA NA PANELA DE PRESSÃO COM CHUCHU, CENOURA E BATATA INGLESA
INGREDIENTES
300GR DE CARNE MOÍDA TEMPERADA COM 01 ALHO AMASSADO,SAL E TEMPEROS À GOSTO,
01 CENOURA EM PEDAÇOS,
01 CHUCHU EM PEDAÇOS,
01 BATATA INGLESA.
1/2 CEBOLA PEQUENA EM CUBOS,
100ML DE ÁGUA FILTRADA.
MODO DE PREPARO
NA PANELA DE PRESSÃO COLOQUE UM FIO DE ÓLEO A CEBOLA EM CUBOS DEIXE DOURAR LEVEMENTE E ACRESCENTE A CARNE MOÍDA, APÓS DOURAR SE FICAR MUITO SECO VÁ COLOCANDO ÁGUA AOS POUCOS. QUANDO À CARNE FICAR PRONTA, JUNTE OS LEGUMES EM CUBOS, À AGUA FILTRADA( 100ML). TAMPE À PANELA DE PRESSÃO E APÓS COMEÇAR À FAZER BARULHO( CHIAR) DEIXE EM FOGO BAIXO E MANTENHA NO FOGO POR 05 MINUTOS.
quarta-feira, 7 de novembro de 2018
terça-feira, 6 de novembro de 2018
SALADA CRUA DE CENOURA E CHCHU
INGREDIENTES
1/2 CENOURA RALADA,
1/2 CHUCHU SEM CASCA RALADO,
01 RODELA DE CEBOLA EM CUBOS,
01 COLHER DE SOPA DE ÁGUA FILTRADA,
01 COLHER DE SOPA DE VINAGRE,
01 COLHER DE SOPA DE AZEITE,
SAL, SALSINHA E CEBOLINHA À GOSTO.
MODO DE PREPARO
NUM POTE MISTURE TODOS OS INGREDIENTES ATÉ FICAREM HOMOGÊNEOS E ESTÁ PRONTO.
sábado, 3 de novembro de 2018
sexta-feira, 2 de novembro de 2018
ALFACE LISA E CENOURA RALADA
SALADA DE ALFACE LISA E CENOURA RALADA, TEMPERADA NA HORA DE SERVIR COM UMA PITADA DE SAL E UM POUCO DE VINAGRE BRANCO.