Conhecido como um dos maiores vilões por causar gases, o feijão já foi até abolido da alimentação diária de muitas pessoas que acabaram passando por uma série de constrangimentos depois de consumir este alimento.
Isso porque o feijão é rico em carboidratos não absorvíveis e, por isso, tende a fermentar no intestino. Entretanto, eliminar o feijão da dieta pode não ser uma boa solução, porque ele também é fonte importante de proteínas, fibras e outros nutrientes.
O segredo que pode acabar com os gases é deixar o feijão, e outras leguminosas (como ervilha, lentilha, grão de bico, etc), de molho durante a noite ou trocando a água a cada 3 horas. Troque a água também antes de cozinhá-lo bem. Ao tornar os grãos mais digeríveis, você evita a flatulência e elimina substâncias como os fitatos, que dificultam a absorção de alguns nutrientes.
Outra dica é acrescentar no cozimento erva-doce ou cominho. Se preferir você pode fazer uso na forma de chá. Eles auxiliam na digestão e atenuam o efeito indesejável dos gases.
Uma outra possibilidade é evitar comer a casca do feijão, servindo-se apenas com o caldinho. Como a casca desse alimento é rica em celulose, seu consumo potencializa a formação de gases.
Experimente ainda o feijão chamado Azuki ou feijão japonês. Este feijão contém uma quantidade muito menor de um carboidrato (rafinose) que é responsável pela fermentação. Por isso, produz menos gases.
FONTE DO TEXTO:
FONTE DA IMAGEM:
prontolight.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário