Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes ainda não há um consenso entre os órgãos mundiais de saúde sobre o uso do índice glicêmico na elaboração do planejamento dietético. Pesquisas vêm demonstrando que o índice glicêmico influência no estímulo insulínico, desempenho esportivo, composição corporal e manutenção da saúde. O carboidrato é o nutriente que mais eleva a glicemia após a refeição.
Índice Glicêmico (IG) é definido como “habilidade” da ingestão do carboidrato do alimento em afetar os níveis de glicose sanguínea após a alimentação.
Por que é importante para a saúde consumir alimentos com baixo índice glicêmico?
Alimentos com índice glicêmico mais baixo liberam a insulina mais lentamente, mantêm maior concentração de glicose. Estudos demonstram que uma dieta com baixo índice glicêmico pode ser benéfica na prevenção de obesidade e promove maior saciedade e oxidação da gordura e melhor controle glicêmico em pacientes diabéticos.
O tipo de preparação do alimento também interfere no índice glicêmico. Por exemplo, estudo observou que a batata doce cozida possui menor índice glicêmico do que a batata doce assada ou frita.
FONTE DO TEXTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário