terça-feira, 25 de setembro de 2018

RELAÇÃO ENTRE OBESIDADE INFANTIL E ALIMENTAÇÃO

A obesidade infantil é um problema que ganhou proporções alarmantes nos últimos anos, em especial nos países desenvolvidos. Vários fatores ainda fazem com que a obesidade seja crescente e já considerada uma epidemia em todo o mundo.

Alimentação

A obesidade infantil possui como causa mais comum a alimentação. Desde o nascimento até o período de pré-adolescência a criança deve adquirir uma educação alimentar que necessariamente passa pela supervisão dos pais. O consumo imoderado de refrigerantes, doces e gorduras, aliado a rotinas cada vez mais sedentárias, inevitavelmente torna a obesidade uma questão de tempo. Os pais devem educar a alimentação da criança desde nova, uma reeducação alimentar tardia, além de muito mais difícil de ser feita também corre o risco de não surtir efeito.

Sedentarismo

Independente de quaisquer outros fatores, a regra geral da obesidade é: consumir mais calorias do que você consome por dia. Com as crianças isso não é diferente, uma dieta baseada em doces, refrigerantes e fast-foods, aliada ao sedentarismo, torna o sedentarismo inevitável. Os pais devem incentivar a criança a praticar atividades que consumam energia e gaste calorias, esportes como natação, futebol, balé, judô, basquete, vôlei... Enfim, existe uma variedade enorme de atividades físicas que uma criança pode fazer durante o dia.
A partir do momento que os pais julgam que o mais seguro é manter o filho dentro de casa em frente ao computador ou videogame, passam a tomar uma atitude prejudicial e egoísta para com a criança, atividades esportivas não só promover uma boa forma física, com também ajudam no desenvolvimento psicossocial, os pais devem ter consciência disso, aliando o uso da tecnologia com atividades lúdicas.

Última dica: educação alimentar e a prática de esportes exigem o engajamento de toda a família, ou seja, não adianta pedir para seu filho moderar nos doces, mas comê-los sem pudor em sua frente. Toda a família deve adotar práticas alimentares saudáveis não apenas quem está com risco de obesidade, só com esse esforço conjunto a criança terá forças e confiança para superar esse obstáculo. E no futuro não conviver com o Bullying ou doenças originadas da obesidade como, diabetes e doenças cardiovasculares.

FONTE DO TEXTO

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/relacao-entre-obesidade-infantil-e-alimentacao/48769

Nenhum comentário:

Postar um comentário